11 de jul. de 2012

Algo não está cheirando bem...

Centenas deles são lançados todos os dias, comprovando que os intitulados blogs de moda tornaram-se uma epidemia na web. Não me surpreendo, contudo, ao me deparar com esse novo fenômeno, e consigo enxergar algo de positivo nisso, uma vez que a oportunidade de se compartilhar opiniões adversas jamais deve ser vista como algo retroativo para uma sociedade. A razão do odor impregnar minhas narinas e me intoxicar encontra-se na maneira como isso está acontecendo.

Seguindo um péssimo padrão, adolescentes e jovens adultos lançam um blog através de um único objetivo: lucrar. Não sou hipócrita o suficiente para dizer que existe algo de muito errado nisso, visto que eu também adoro dinheiro e tirar proveito das coisas sempre que possível, entretanto meus olhos perdem o brilho quando eu vejo a mentira como intermediadora financeira. Após abrir um programa de parceria com blogueiros na minha loja, precisei acessar mais de duzentos blogs em um mês e pude observar as mais variadas formas de contar mentiras e sustentar a atividade de blogar nas maneiras mais óbvias que existem, o que me cansou e me fez fechar o programa com alguma frustração. Não nego que alguns blogs me interessaram, porém admito que a maioria deles, somada ao que eu já observava há algum tempo, me decepcionou.

Penso que temos uma ferramenta maravilhosa em nossas mãos e que se continuarmos a usá-la da forma como temos feito, a perderemos em um clique. Eu gostaria muito de encontrar conteúdos autênticos em cada pequeno blog e ter o prazer de saber que existe uma pessoa por detrás de cada um deles que preza a informação e a seriedade acima de tudo. Não aguento mais receber e-mails com "Oi, eu amei a sua loja e acho que ela tem super a ver com meu público. Vamos fazer uma parceria? Você vai lucrar muito com isso, porque eu tenho muitos acessos". Dou meu cu para trinta negões se, ao menos, metade dessas blogueiras realmente estiver interessada nos produtos da minha loja, achar que eles têm algo em comum com seu público e que uma parceria poderia ser um bom negócio, além do fato delas não terem escrito exatamente o mesmo texto para dezenas de outras lojas, completamente diferentes da minha. Além do mais, estou exausta por observar sempre a mesma receita de bolo em todos os blogs, exemplificadas em seções idênticas, tais como: esmalte do dia, look do dia, dica de loja, como usar e, principalmente, dica de produto sem a notificação de que a blogueira foi paga para escrever aquilo e que aquela não é sua opinião verdadeira.

Meninas, meninos, parem de se vender por pouca merda. Vocês têm o poder da informação em suas mãos e a chance de conhecer diversas culturas sem sair do quarto, então, por favor, avaliem muito bem que tipo de pessoa vocês querem ser antes de se espelharem em privadas ambulantes. Não atirem para todas as lojas que virem suplicando por uma parceria sem primeiramente estipular limites para você e sua educação perante outras pessoas. Sejam vocês mesmos, criem coisas novas, coloquem óleo no cérebro e liguem essa bagaça de novo. Somos todos jovens e cheios de energia, temos o mundo em nossas mãos e podemos fazer muito, muito melhor.

5 comentários:

  1. Caso contrário a internet vai virar um big comercial sem nem precisar de spam!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Hoje em dia muitas querem ter blogs de moda só pra tentar fazer dinheiro mesmo...
    Sabe, recebo semanalmente diversas propostas de empresas que fazem parcerias com blogs, só que elas não tem nada a ver com meu público! Não me arrependo de negar as propostas porque sei que eu estaria mentindo pra mim mesma e mentindo pro público que já sabe qual e como é o conteúdo do meu blog! Imagina se amanhã posto algo como "meninas comprem isso (um produto nada alternativo) que é o máximo! Estaria na CARA que eu tenha trocado meu alternativismo pelo comercial. Já recebi propostas de lojinhas pra ganhar uma peça e escrever a favor delas, mas também não rola. Se tiver defeito eu vou falar mal do produto com certeza! Como posso me obrigar a falar só bem de um produto? Prefiro mil vezes comprar o produto no anônimato, testar o atendimento ao cliente, o envio, a embalagem e o produto e fazer um post honesto. ^^
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Vejo muito isso. E nos blogs sobre beleza é pior ainda a história dos sorteios patrocinados: claro que é bom, tanto pra blogueira que ganha seguidores, tanto quanto pra quem ganha o prêmio, mas tem MUITO blog por aí que tem mil, dois mil, três mil e até mais seguidores só porque sorteia alguma coisa a cada três dias, PORÉM não tem conteúdo NENHUM! Tipo sério, já vi blog de maquiagem que era só sorteio atrás de sorteio e um ou dois posts que ainda por cima eram copiados de algum outro site, sem a menor criatividade. Enquanto isso, as blogueiras que se esforçam pra colocar conteúdo novo todo dia e fazem algo original tem cem, duzentos, trezentos seguidores. Isso me deixa muito puta da cara e fico feliz por ver que muitos também compartilham da minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Thai tem a razão! Mantive o blog por mais de um ano antes de procurar saber sobre parceria (e aposto minhas mãos e pés que o que disse sobre sua loja é verdade) mas nunca postei nada desonesto. Li um livro que me mandaram, não gostei? Fiz a crítica. Simples! Mas a blogosfera está cheia, principalmente de lixo. Cansei de ver blogs que são publiposts puros, é irritante. Nunca pensei que blogar seria algo para fazer dinheiro, mas se você faz o que gosta, não vejo problema. Quando é SÓ pra lucrar, aí sim, o melhor que tem a fazer é sair. (ok, e isso vai soar muito puxa-saco mas eu realmente adorei sua loja desde que cliquei- a camiseta que pedi pela parceria era uma que eu já tinha pedido pra minha mãe assim que cliquei nela pela loja mas ela não quis me dar, kkkkkk). Você é ótima Thai! :D (e desculpa o comentário grandinho, kkkkkkkkkkk)
    Beijos ♥

    Conspirantes

    ResponderExcluir