10 de fev. de 2012

Quer estudar Moda?

Se você adoraria fazer da Moda sua profissão, há chances desse post te ajudar a dar o primeiro passo. Pode parecer realmente difícil entrar nessa área e se tornar um bom profissional, mas existe um truque que funciona como um empurrãozinho para o mercado de trabalho: fazer um bom curso.

Como muitos de vocês sabem, eu fiz o curso Técnico em Produção de Moda ano passado, no Senac Rio, porém não o concluí, uma vez que pretendia começar a faculdade no início de 2012 e não daria conta de estudá-los simultaneamente. O fato é que minha antiga professora e atual coordenadora de Moda, Aline Gualda, enviou-me um e-mail avisando que os cursos Técnico em Produção de Moda e de Costureiro estão com as inscrições abertas. Como eu detesto divulgar qualquer coisa em que não acredite, porém faço questão de recomendar o que eu conheço e aprovo, resolvi repassar esta e outras informações.

Se você abrir os classificados em busca de um emprego na área da Moda, vai notar que o maior número de vagas é destinado a costureiros e estilistas (ou assistentes), e, como magia, os dois cursos mencionados acima podem te ajudar nisso. Sei que tem muita gente perdida por aí, então vamos tentar entender um pouco mais sobre o que esses cursos podem oferecer:

• Costureiro:
Se você já sabe costurar e quer se aperfeiçoar ou adoraria aprender a ligar uma máquina de costura e criar o que sua imaginação permitir, mesmo que seja apenas para proveito próprio, recomendo este curso. Ele tem duração de 160h - aproximadamente 4 meses, o que te daria chances de arranjar um emprego mais rápido do que você imagina, caso esse seja o seu objetivo. Bem, não tem muito mistério. O designer idealiza e você realiza. O mercado está muito favorável para esse tipo de profissional. - Leia mais informações sobre o curso clicando aqui.

• Técnico em Produção de Moda:
Muitos fazem confusão quanto a esse curso. Se você entende um pouco das carreiras dentro da Moda, sabe que existe o Produtor de Moda, que é o profissional responsável pela comunicação entre toda a equipe em uma marca. Ele precisa entender de tudo, pois é ele quem vai correr atrás das modelos, pensar na maquiagem usada no desfile junto ao maquiador, dividir suas ideias como pessoal da iluminação, dar pitaco nos editoriais, entre outras coisas. O que poucos sabem é que o curso Técnico em Produção de Moda não vai formar esse tipo de profissional. Esse curso, embora tenha tal nome, vai instruir o aluno a pensar como um designer, desenvolvendo sua criatividade, técnicas de desenho e pesquisa, elaboração de coleções, noções de empreendedorismo e outros atributos que um designer precisa ter. Com esse curso, você estará apto a trabalhar como assistente de um Designer de Moda, ajudando-o em todas as etapas, desde a pesquisa até a criação da coleção. É o curso que eu recomendo pra quem tem muitas ideias e gostaria de expressá-las criando roupas.

Eu só fiz o primeiro módulo desse curso, que foi de desenho, e saí de lá impressionada. Eu era o tipo de pessoa que não sabia sequer desenhar um boneco de palito e saí de lá conseguindo desenhar de maneira beeeem aceitável, usando técnicas e materiais super legais! Esse curso tem duração de 800h, aproximadamente 1 ano, e você sai de lá com diploma de técnico, o que conta muito no mercado. - Leia mais informações sobre o curso clicando aqui.


Bem, essas são apenas duas áreas dentro desse vasto tema. A Moda possui inúmeras vertentes, e existem várias instituições oferecendo cursos, então cabe a você pesquisar o que é oferecido na sua cidade e estudar algo que você goste. Resolvi falar sobre o Senac porque eu estudei lá e fui aluna da maravilhosa Aline Gualda, que é uma das pessoas mais incríveis que conheci na vida. O legal desses cursos é que você pode fazê-los mesmo sendo jovem. O de costureiro exige apenas o Ensino Fundamental, enquanto o técnico pede que você esteja, pelo menos, no primeiro ano do Ensino Médio.

Espero que esse post tenha ajudado algum de vocês a encontrar um caminho. Se precisarem de qualquer ajuda, basta escrever nos comentários ou deixar uma pergunta no meu Formspring.

xoxo,
Thai Cappuccine

Nenhum comentário:

Postar um comentário